Doutrina: Jejum
Leitura: Is 58.1-14
Significado: [Do lat. jejunu, adj. que tomou o lugar do subst. jejuniu.]S. m. 1.Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica. (Dicionário Aurélio)
O Jejum é uma prática às vezes menosprezada ou usada abusivamente.
Na Bíblia, jejum é uma abstenção de alimentos com finalidades espirituais.
Não é Greve de fome. Não é para pressionar a Deus que satisfaça nossos caprichos.
Não é dieta. Não tem o propósito de perder peso ou melhorar a silhueta.
Propósitos do Jejum:
· Glorificar a Deus. Agradá-lo e não forçá-lo a fazer o que queremos (Rm 14.6-9; Zc 7.5)
· Se nosso jejum não é para Deus, então fracassamos. Benefícios físicos, êxito na oração, dotação de poder, discernimentos espirituais – estas coisas nunca devem tomar o lugar de Deus como centro de nosso jejum. João Wesley declarou: ‘Primeiro, seja ele [o jejum] feito para o Senhor com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção seja esta, e esta somente, de glorificar a nosso Pai que está no céu...’. Esse é o único modo de sermos salvos de amar mais a bênção do que Aquele que abençoa.* Exercer domínio sobre a alma (Sl 69.10) Afligir a carne (Sl 35.13; 1 Co 9.27)
· Mostrar a Deus nossa total necessidade DELE (2 Cr 20.3; Ed 8.21; Et 4.3)
· Humilhar-nos e buscarmos o favor de Deus (Sl 35.13; Jn 3.5).
· Buscar direção de Deus (At 13.2,3)
· Como reforço para a batalha espiritual (Mt 17.21)
O jejum no AT
Geralmente ia do amanhecer ao anoitecer. Eram usados para:
1.Expressar a premência do apelo a Deus em tempos de perigo (1 Sm 31.13)
2.Demonstrar seriedade ao apelar a Deus (Ed 8.23)
3.Indicar arrependimento (Jn 3.5-10; 1 Rs 21.27)
4.Honrar a seriedade do Dia da Expiação (Lv 16.29-31)
Depois foram acrescentados dias comemorativos, quando jejuavam (Zc 8.19)
O jejum também podia ser realizado por causa de infortúnios nacionais, como uma praga ou invasão inimiga (Jr 36.6)
O Jejum no NT
Os fariseus jejuavam todas as segundas-feiras e terças-feiras ou quintas-feiras.
Jesus não ordenou o jejum, mas certamente esperava que os cristãos jejuassem (Mt 6.16; 9.14,15)
O jejum deve ser acompanhado de uma atitude interior e não exterior (Jl 2.12,13; Is 58.5,6; Mt 6.16).
Jejum não é substituto para a obediência.
O Jejum pode ser total (Et 4.16; At 9.9) ou parcial (Mt 4.2; Dn 10.3)
Em alguns momentos houve uma ação sobrenatural (Dt 9.9; 1 Rs 19.8), capacitando a um jejum muito demorado, que não deve ser praticado sem estrita ordem divina.
Jejum absoluto demorado, quando ordenado por Deus (Ex 24.12,15,18;1 Rs 13.8,9)
O Jejum pode ser individual ou coletivo.
Em 1756, o rei da Inglaterra convocou um dia de solene oração e jejum por causa de uma ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou este fato em seu Diário, no dia 6 de fevereiro: ‘O dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a Restauração. Cada igreja da cidade estava mais do que lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranqüilidade’. Em nota ao pé da página, ele escreveu: ‘A humildade transformou-se em regozijo nacional porque a ameaça da invasão dos franceses foi impedida’
Usado com fins errados (1 Rs 21.12; Zc 7.5)
Não deve ser feito para engrandecer-se ou mostrar espiritualidade (Mc 2.18-20).
Personagens bíblicos que jejuaram:
Jesus (Mt 4.2);
Moisés (Ex 34.28);
Elias (1 Rs 19.8);
Paulo (2 Co 11.27);
Cornélio (At 10.30);
Ana (Lc 2.37);
Davi (2 Sm 12.16);
Neemias (Ne 1.4);
Ester (Et 4.16);
Daniel (Dn 9.3).
Práticas associadas ao jejum:
a) Leitura da Palavra
b) Oração (Ne 9.1; Jr 14.12; Zc 7.3-5)
c) Consagração (Sl 51.17)
d) Abstinência sexual (1 Co 7.5 ACF, NKJ*)
Aspectos práticos a serem observados:
- Começar com períodos curtos, em jejum parcial.
- Antes do jejum, controlar café, não encher o estômago.
- Encerrar o jejum com uma refeição leve.
- Cuidado com a abstenção demorada de açúcar.
- Não iniciar jejuns absolutos prolongados sem experiência ou recomendação médica.
Em algumas situações não é recomendado: grávidas, diabéticos, cardiopatas. Ver Mt 15.32.
* ACF - Almeida Corrigida Fiel (SBTB)
NKJ - New King James.
Obras consultadas:
FOSTER, Richard J. Celebração da Disciplina. São Paulo: Vida, 2001 10ª impressão.
RICHARDS, Lawrence, O. Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2005 2ª edição.
Carlos Kleber Maia